Pesquisa e criação artístico-social em Maiandeua

Share This:

Em Algodoal...

A partir de ações compartilhadas, inseridas em um determinado contexto social, e tendo a fotografia como principal ferramenta de criação artística, a Dissertação de Mestrado em Arte intitulada “Projeto Adote um urubu: uma experiência artística na comunidade de Algodoal-Maiandeua-Pará” foi defendida pela artista visual Andrea Feijó na UFPA, em 2011, e agora chega ao Prêmio Diário, na palestra que acontecerá no dia 7 de maio, às 19h, no Instituto de Artes do Pará.

O projeto também teve como resultado um vídeo de 11 minutos, com direção da própria Andrea Feijó, com edição de Junior Braga, já exibido na FOTOATIVA em agosto/2008 e nas duas mostras Culturais do Projeto, em dez/2008 e em dez/2010, e que também será exibido na programação do Prêmio Diário de Fotografia, como parte do relato de experiência da artista.

Realizado na Ilha de Maiandeua, ou Algodoal, situada na região do salgado, noroeste do estado do Pará, a ação artística “Adote um urubu” foi realizada no dia 02 de janeiro de 2008, data em que a maioria das pessoas que visitava a ilha, por ocasião das festas de final de ano, estava indo embora. Essa proposição contou com uma logística que envolveu pessoas da comunidade – crianças e adultos – na coleta de um pouco do lixo reciclável produzido na ilha e que tem, comumente, a queima como destino final.

A coleta, feita em sacos pretos padronizados com a imagem de um urubu na cor cinza, foi agenciada previamente com alguns moradores e veranistas. Esse trabalho, cujo objetivo buscou provocar a reflexão sobre uma questão ambiental, constituiu-se na instalação do lixo reciclável coletado em locais de grande circulação de pessoas e, posteriormente, retirado da ilha pelos próprios visitantes a partir de uma intervenção da artista, que atuou como interlocutora.

A comunidade da ilha é formada por pessoas que vivem da pesca, da agricultura de subsistência e, mais recentemente, do turismo. A lei estadual 5.621 de 27 de novembro de 1990 criou a Área de Proteção Ambiental Algodoal/Maiandeua, visando proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

Artista visual e arte-educadora, formada em Ed. Artística, Andrea Feijó também é especialista em Semiótica e, desde 1992 participa de salões de arte, mostras individuais e coletivas nacionais e internacionais, tendo em seu currículo várias premiações.

Serviço

A palestra Adote um Urubu será dia 7 de maio, às 19h, no Instituto de Artes do Pará – Praça Justo Chermont, próximo ao CAN, ao lado da Basílica de Nazaré. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do Jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale e do Pátio Shopping Belém, com apoio do MUFPA, Casa das Onze Janelas, IAP e Sol Informática. No dia 1º de maio, fiquem atentos, serão abertas as inscrições para o  Mini Curso: “Arte locativa: mobilidade e sentido”, que abre no dia 13 de maio com palestra da ministrante Val Sampaio, às 19h, também no IAP. Para mais detalhes acesse a área de palestras e oficinas no site www.diariocontemporaneo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *