Natureza, arte e tecnologia de localização

Share This:

O 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia abre no próximo dia 1º de maio, as inscrições para o minicurso “Arte locativa: mobilidade e sentido”, que pretende apresentar conceitos iniciais do campo da arte e tecnologia e suas relações com as mídias locativa.  As inscrições poderão ser feitas pelo site do pelo (www.diariocontemporaneo.com.br), onde uma ficha de inscrição estará disponível.

Para participar, é preciso ter notebook, câmera digital e celular com GPS.  O minicurso vai iniciar no dia 13 de maio e vai até 17, das 19 às 21h, no IAP – Instituto de Artes do Pará. A abertura, contará, ainda, com a palestra intitulada Arte, natureza e tecnologia – O projeto “Água”.

“Estou trazendo para esta ação, meu trabalho de Pós Doutorado, que fiz recentemente na USP, onde estabeleci a relação entre arte, vídeo e natureza. Na palestra falarei desse trabalho que tem mostra esta relação com a arte locativa e depois iniciaremos uma oficina. A proposta é que o grupo discuta a produção de sentido pela mobilidade”,  explica Val Sampaio.

Artista visual, produtora e curadora independente, Val vem atuando na área de produção, pesquisa e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design e novas mídias, e principalmente foca a cultura visual, o processo de criação, semiótica, novas mídias, poéticas e performances digitais, video e arte contemporânea.

“Nesta palestra e mini curso que quero discutir como é que eu crio sentidos a partir da relação de me mover nas coisas e faço uma arte locativa. Quero trazer um pouco dessa imersão que fiz em São Paulo. Será a oportunidade de dividir isso. Vou falar sobre a tecnologia de localização, a vigilância, e o uso de controle dessa tecnologia de rastrear o percurso das pessoas pelo celular, e estabelecer a relação com a imagem”, diz.

Atualmente ela desenvolve a pesquisa intitulada “Territórios Híbridos” sobre as relações de hibridação nos processos criativos contemporâneos. Coordena Grupo de Estudo “Territórios Híbridos”, que reúne estudos sobre “Zonas de Resistência na arte contemporânea” e estudos e desenvolvimento de poéticas digitais no “Laboratório de Experimentação Eletrônico Digital – LEED”.

Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP), é professora adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) e do Mestrado em Artes do ICA, além de Membro do Conselho Acadêmico e Editorial da Revista Eletrônica Art& (http://www.revista.art.br) e da Revista Concinnitas (http://www.concinnitas.uerj.br/).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *