Casa da Atriz é tema da oficina do Cêsbixo

Share This:

Yéyé Porto em cena, na Casa da Atriz - Foto: Marcelo Lélis

O coletivo Cesbixo postou esta semana o vídeo resultado da oficina “Experimentos com a imagem que se move – Laboratório de Vídeo”, ministrada entre os dias 1º a 12 de abril, no Instituto de Artes do Pará, dentro da programação do do 4º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia .

Voltado ao pensar fotográfico de forma expandida, a oficina abordou a fotografia em múltiplos suportes e meios, somados à questão autoral e á construção coletiva. Tendo como ator principal o vídeo, a ideia foi discutir também outras linguagens e desdobramentos técnicos e estéticos.

“A oficina foi muito boa. A turma estava em grande parte focada em conseguir um resultado legal e estava disposta a trocar experiências e conhecimento. Cada um exerceu uma função distinta, mas todos se auxiliaram para conseguir executar seus objetivos”, diz Pedro Rodrigues, do Coletivo.

O tema escolhido para o vídeo foi a criação da Casa da Atriz, um projeto da família Porto, que utiliza a própria residência como espaço cênico. A iniciativa do casal Yeyé e Paulo Porto e suas filhas, ela atriz, ele produtor, e uma verdadeira prova de amor e dedicação ao teatro.

“A ideia inicial para o vídeo veio a partir de uma conversa com os participantes da oficina. Eles deram várias ideias e temas que foram sendo crivados a partir de fatores como disponibilidade dos envolvidos, disponibilidade de material e de agenda dos possíveis participantes. A Casa da Atriz foi o local que se mostrou mais adequado para a proposta que o grupo havia levantado. Todo o processo foi desenvolvido pelo grupo, tanto de redação, quanto de captura e edição. Nós, os ministrantes apenas mediamos as questões mais técnicas relacionadas à captura e também na edição”, conclui Pedro.

Para ver o vídeo, acesse: http://vimeo.com/64705294

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *