Arte que nasce do azul

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> Imagens derivadas da Cianotipia ou “blueprint”

A cianotipia, um dos mais antigos processos de impressão fotográfica, seduz o olhar do fotógrafo Eduardo Kalif há mais de dez anos. A técnica exige paciência. Banhada na luz do sol por longos minutos, imersa em sais de ferro, a folha de papel é lavada com cuidado em água corrente. Ao secar, origina imagens marcadas por um azul saturado, intenso, vívido. “Os processos fotográficos artesanais do século XIX são excelentes provocadores estéticos contemporâneos, com enorme potencial de expressão plástica para o fotógrafo ou artista visual”, destaca Kalif.

Convidado do II Prêmio Diário Contemporâneo de fotografia – “Crônicas Ubanas”, ele ministra a partir de hoje a oficina “Processos da Cianotipia”, que apresentará a técnica também conhecida como “blueprint” a alunos de arte, fotógrafos profissionais e amadores, trabalhando o conceito de educação ambiental patrimonial.

PESQUISA

O interesse pela cianotipia – a “alquimia luminosa”, como o próprio fotógrafo define – não veio simplesmente como curiosidade histórica, mas a partir da possibilidade da sua utilização como recurso para discussão crítica da imagem. “Entendendo a produção da fotografia, compreendendo a tecnologia que a concebe, você se torna um pouco mais capaz de avaliar os processos ideológicos que a motivam e refletir historicamente seus usos sociais e midiáticos”, defende.

A pesquisa começou na Fundação Curro Velho – onde Eduardo trabalhou por 17 anos à frente da gerência de audiovisual – e foi aprofundada no Instituto de Artes do Pará, onde o artista foi bolsista por duas vezes. Para Kalif, foram oportunidades imprescindíveis na sua trajetória com a livre experimentação. Em 2006, ele desenvolveu o projeto “Identidades Refletidas”, que resultou em trabalhos em grande formato, compostos por imagens “fotografadas cianotipicamente” de pessoas do entorno do centro comercial de Belém. Imagens gigantes em silhueta, enigmas impressos em anil.

“Ali, discutia-se a fotografia como identidade e identificação. Discutia-se também os suportes fotográficos e seus limites, além do conceito mesmo de fotografia, como linguagem liberta dos equipamentos tecnológicos”, explicita.

Outro aspecto suscitado pelos processos artesanais, completa Kalif, é a questão do “momentum fotográfico”, o intervalo de tempo em que a fotografia é produzida ou o time em que é construída a imagem.

“Hoje tudo é tão instantâneo que não há tempo de avaliar e refletir sobre o que se faz. A produção de imagens chega aos zilhões por minuto, no mundo todo. São quase dez bilhões de olhos produzindo ou consumindo imagens.

Hoje quase todo mundo fotografa, no entanto, com pouco ou nenhum poder de proposição e transformação. Cabe agora ao educador visual redirecionar seu olhar para a possibilidade de provocar a reflexão: consumimos ou somos consumidos pelas imagens?”, questiona.

(Texto: Assessoria de  Comunicação)

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