Programação do “Diálogos DCF” continua de forma online

Share This:

Programação nesta segunda-feira (8), às 20h, no YouTube do projeto, terá os artistas Alex Oliveira (BA), Beatriz Paiva (PA) e Marcela Bonfim (RO), com mediação de Alexandre Sequeira e Ceci Bandeira

 

“Fotoperformance Popular”, de Alex Oliveira – artista convidado

Dando continuidade à programação do 12º Diário Contemporâneo de Fotografia, nesta segunda-feira (8), às 20h, no canal do YouTube do projeto, será realizado o Diálogos DFC #2 reunindo os artistas Alex Oliveira (BA), Beatriz Paiva (PA) e Marcela Bonfim (RO), com mediação de Alexandre Sequeira e Ceci Bandeira. A atividade, que foi estendida até dezembro em formato virtual, é uma forma de instigar o debate sobre arte e fotografia contemporânea em torno das obras reunidas na edição deste ano. 

As discussões serão realizadas a partir de uma pergunta apresentada no momento da conversa, que deve guiar os participantes da atividade. “São questões indutoras, que dispararmos o início de conversa e este espaço virtual se torne local de diálogo e interlocução, para fazer com que convidados entre em contato com o público”, explica Alexandre Sequeira – que é curador convidado. Os Diálogos DCF são compostos pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale. 

Obras 

Em “Fotoperformance popular”, o artista baiano Alex Oliveira aprenseta projeto em que montou, em 2019, e agora em 2021, um estúdio fotográfico na rua de uma área central e com grande circulação de pessoas, nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, e em Senhor do Bonfim, na Bahia. Com a colaboração dos moradores das respectivas cidades e das artistas Alice Braz, Cleiton Custódio, Larissa Dardânia, Malu Teodoro e Mariana Guerron, ele convidou transeuntes e trabalhadores do entorno para a criação de fotoperformances, “potencializando pequenos gestos e objetos cotidianos, ideias, afetos, rotinas e instauram no espaço público uma performance coletiva com a força de uma intervenção urbana”, de acordo com o artista. 

“Para Além”, de Beatriz Paiva – artista convidada

Já Beatriz Paiva apresenta o rabalho intitulado como “Para Além”, que começou a ser realizado a partir de seu incômodo de um dia ter ouvido: “nem és tão negra assim” e “tu podes ser considerada parda”, pelo fato dela ser uma mulher negra de pele clara. “O trabalho discute sobre questões raciais e de gênero ao usar a imagem de pessoas negras e LGBTQIA+, em sua maioria mulheres em saturação avermelhada fazendo alusão ao vermelho ser uma das primeiras cores que desaparece com a luz do sol e fazendo referência às violências que nós sofremos diariamente, por sermos subjugadas e isentas de privilégios sociais”, reflete.

E Marcela Bomfim, em suas fotografias impressas em madeira, na obra chamada “(Re)conhecendo a Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta”, desperta reflexões sobre a presença e o legado das populações negras na Amazônia e a escravização dos corpos africanos a partir da segunda metade do século 18, com o deslocamento em massa de populações de Vila Bela da Santíssima Trindade para o Vale do Guaporé – no período em que Rondônia ainda era território do Mato Grosso e do Amazonas. 

 

(Re)conhecendo a Amazônia Negra: povos, costumes e influências negras na floresta, de Marcela Bomfim

Mostras

Estão abertas às visitações as mostras “Desejos Pessoais, Pulsões Coletivas – Quando as imagens tomam posição”, na Casa das Onze Janelas, e “Pulsões”, no Museu da UFPA. A edição deste ano apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e de convidados do país inteiro que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. 

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

Visite

Mostra Desejos pessoais, pulsões coletivas – Quando as imagens tomam posição
Curadoria de Alexandre Sequeira
Museu Casa das 11 Janelas – R. Siqueira Mendes, s/n – Cidade Velha
Visitação até 14/11/2021
de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita às terças-feiras e aos domingos 1kg de alimento não perecível por 4 ingressos. Demais dias: R$ 4, com gratuidade a estudantes, professores, pessoas portadoras de deficiência e crianças até 12 anos

Mostra Pulsões
Curadoria de Mariano Klautau Filho
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita

Serviço

Diálogos DCF – Diário Contemporâneo de Fotografia
Nesta segunda-feira (8), às 20h, no canal do YouTube do projeto
Confira em www.diariocontemporaneo.com.br 

10/11

Diálogos DCF #3
Flavya Mutran (PA/RS), Renan Teles (SP) e Hirosuke Kitamura (JP/BA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Sávio Stoco

15/11

Diálogos DCF #4
Sara não tem nome (MG), Roberto Bassul (RJ) e Erick Peres (RS)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Heldilene Reale

17/11

Diálogos DCF #4
Paulo D’Alessandro (SP), Julia Milward (DF) e Marcílio Caldas (PA)
Mediadores: Ceci Bandeira e Savio Stoco