Philippe Dubois realiza palestra pelo 6º Prêmio Diário Contemporaneo de Fotografia

Share This:

Por: Debb Cabral

Philippe Dubois, um dos principais pesquisadores no campo da estética da imagem estará presente em Belém para ministrar a palestra “De Etienne-Jules Marey a David Claerbout, ou como o tempo fotográfico jamais deixou de ser assombrado pelo trabalho do movimento da imagem”, pelo 6º Prêmio Diário Contemporaneo de Fotografia. A programação ocorre no dia 06 de maio, às 19h, no cine-teatro do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU). Com entrada franca, a palestra será ministrada em francês com tradução consecutiva para o português.

Étienne-Jules Marey, Schenkel, Long Jump (1886)

Tempo Movimento, tema essa edição do projeto estará ligado à fala de Dubois. “Como temos constantemente o costume de opor de modo maniqueísta o mundo da imagem fixa (fotografia) àquele da imagem móvel (cinema) como se houvesse uma divisão estabelecida e estabilizada, minha proposta é interrogar o problema do ‘tempo (e do movimento) na imagem’ colocando em questão as variações de velocidade das imagens, de sua (ins)tabilidade, de suas apostas”, explicou.

Ele debaterá sobre essa visão dominante que estruturou diversas oposições entre as linguagens. Em sua palestra ele observará que nos anos 70, as coisas pareciam bem entrincheiradas entre a fotografia e o cinema. “Como se um e outro, o móvel e o imóvel, o fixo e o movente, só pudessem existir numa relação de exclusão recíproca. Era preciso escolher (um campo). Isso é bem conhecido”, acrescentou.

Dubois quer mostrar justamente tudo o que é contrário a essa oposição estabelecida. “Eu gostaria de mostra nessa conferência que, de Marey a Claerbout, ou seja, do fim do século XIX até nossos dias, a fotografia jamais cessou de ser obsedada pela ideia de captar e tornar o movimento dentro e pela imagem ela mesma – seja na era analógica ou na digital. Ao concentrar-me sobre os dois nomes mencionados, um cientista obcecado pelo resultado visual do movimento (Marey) e um artista contemporâneo muito atento ao trabalho tecnológico dos interstícios entre o móvel e imóvel (Claerbout), mostrarei que os regimes temporais de imagens são de fato consideravelmente mais elásticos do que se pensa”, finalizou.

Não é de hoje que a fotografia sempre experimentou e flertou com outras linguagens. Mudar a velocidade, o corte, fazer pequenas sequências, micronarrativas. Isso porque o curso do movimento não se opõe radicalmente ao estático. A contemporaneidade é a época do movimento, da velocidade, do fluxo e da variação continua. Para a fotografia, acompanhar isso não é nenhuma novidade.

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.

Philippe Dubois é professor do Departamento de Cinema e Audiovisual da Universidade de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e pesquisador do Instituto Universitário da França.  Publicou diversos livros e artigos, dentre os quais “O Ato Fotográfico” (1983), “Cinema, vídeo, Godard” (2004) e “La question vidéo: entre cinema et art contemporain” (2012). É coeditor de coleções como Arts et cinéma, DeBoeck e Cinéthesis.

CONFIRME PRESENÇA NO EVENTO

SERVIÇO: Philippe Dubois realiza palestra pelo 6º Prêmio Diário Contemporaneo de Fotografia. Data: 06 de maio de 2015. Horário: 19h. Local: Cine-teatro do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos – CCBEU. Apoio do CCBEU-MABEU e Associação Fotoativa. Endereço: Travessa Padre Eutíquio, 1309 – Batista Campos. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 98367-2468; contato@diariocontemporaneo.com.br; premiodiario@gmail.com e http://www.diariocontemporaneo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *