Oficina de fotojornalismo com Eugênio Sávio destacou os desafios da profissão

Share This:

Por: Debb Cabral

O mineiro Eugênio Sávio trabalha com fotografia há mais de 25 anos. Como fotojornalista, colaborou com diversas publicações, jornais, revistas e agências internacionais. Fez também a cobertura das Olimpíadas de Pequim, 2008 e de cinco Copas do Mundo de Futebol. E foi a partir de toda essa experiência que ele realizou no período de 19 a 21 de maio, através da programação formativa da 7ª edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, a oficina “Fotojornalismo em tempos de transformação” visando debater os novos dilemas da profissão.

Belém, Pará, Brasil. Arte. Fotojornalismo em tempos de transformação – Com Eugênio Sávio. Da esquerda para a direita: Simone Machado; Haydee Marinho; Karina Martins; Walace de Oliveira; Glaucio Lima; Nailana Thiely; Wagner Almeida; Ana Paula Rodrigues; Barbara Freire; Ursula Tavares; Eugênio Sávio; Márcia Pontes; Wagner Santana. 21/05/2016.
Foto: Irene Almeida.

“Esse mercado onde eu vivi muitos anos está mudando e eu tive que mudar um pouco também e procurar outros perfis de trabalho”, comentou Eugênio. A transição do analógico para o digital, o universo das agências e dos bancos de imagens, bem como a ética de trabalho instigaram os participantes que trouxeram dúvidas a respeito de que caminhos a profissão está tomando.

A participação do leitor é cada vez mais comum nos grandes veículos de comunicação. Ele envia para a redação do jornal as imagens tiradas com o celular instantaneamente. Esse assunto inquietou Barbara Freire, participante da oficina, “o amador faz uma imagem, não com a mesma técnica, mas ele manda uma imagem que ocupa um espaço no jornal”, ressaltou ela enquanto Eugênio mostrava que isso de maneira alguma tira do jornal a responsabilidade de conferir a veracidade daquela situação, daí a necessidade de um profissional como o fotojornalista.

Belém, Pará, Brasil. Arte. Fotojornalismo em tempos de transformação – Com Eugênio Sávio. Ana Paula Rodrigues e Eugênio Sávio. 21/05/2016.
Foto: Irene Almeida

Ter iniciativa e sugerir projetos. O fotografo destacou que é importante para o fotojornalista ter atitude e fotografar bastante. Assim ele propôs aos participantes uma atividade prática, com saída de campo em busca de um personagem para compartilhar sua história através das fotografias.

O resultado pode ser conferido na forma de imagens e depoimentos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *