No catálogo, registro artístico e fonte de pesquisa

Share This:


Capa do catálogo "Crônicas Urbanas", com obra do coletivo Cia de Foto (SP).

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia imprime em seus catálogos a ideia de gerar não apenas uma memória do projeto, um registro das obras que passaram pelas mostras, mas também uma fonte de pesquisa sobre a fotografia e a arte contemporânea no Brasil.

O catálogo de 2011, com o tema “Crônicas Urbanas”, reúne os trabalhos dos 21 artistas selecionados na segunda edição do projeto, entre eles os três premiados – Silas de Paula (CE), Leonardo Sette (PE) e Roberta Carvalho (PA) – e ainda fotografias da mostra convidada do ano passado, Diários da Cidade, integrada por obras de fotojornalistas do jornal Diário do Pará, e a série Solitude, de Luiz Braga, artista convidado do ano passado.

Além disso, a publicação traz textos do curador do Prêmio, Mariano Klautau Filho, do professor de filosofia Ernani Chaves, da curadora e pesquisadora em arte Marisa Mokarzel e a transcrição do encontro do público com o curador e pesquisador Tadeu Chiarelli (SP), que fez parte da comissão julgadora e abriu a programação de palestras de 2011.

O catálogo “Crônicas Urbanas” será distribuído a instituições ligadas às artes, universidades e bibliotecas de todas as regiões do país e, a exemplo da edição de 2010, estará em breve disponível no site para visualização.

Participe: Coquetel de lançamento do catálogo de 2011 e do III Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, hoje (1º/fev.), às 19h, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.

2 comentários em “No catálogo, registro artístico e fonte de pesquisa

  1. Mariano, bom dia!

    Eu tive acesso ao catálogo da primeira edição quando você levou alguns ao Paraty em Foco. Nós trouxemos alguns aqui para Sergipe. Seria possível recebermos alguns exemplares da segunda edição para distribuirmos entre fotógrafos, pesquisadores e artistas daqui? Aguardo contato!

    Um abraço,
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *