Mutações do Fotográfico

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Curador geral do Prêmio Diário Contemporâneo, Mariano Klautau Filho realiza palestra no Instituto de Artes do Pará

> Detalhe da instalação “Reflexões II”, de Mateus Sá, selecionada na primeira edição do prêmio

Em um exercício de reflexão sobre o trabalho de alguns artistas participantes das duas edições do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o fotógrafo, professor e curador Mariano Klautau Filho ministra nesta terça-feira (10), a palestra “Mutações do Fotográfico”, no Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.

Tomando como base conceitos como fragmentação, deslocamento, ação e narrativa, a atividade propõe a compreensão da atitude poética dos artistas Mateus Sá, Paulo Wagner, Yukie Hori, Gina Dinucci e Rodrigo Torres, participantes da primeira edição do prêmio, que se dedicou ao tema “Brasil, Brasis”; e dos selecionados na segunda edição do projeto, voltada ao tema “Crônicas Urbanas”: Leonardo Sette, Roberta Carvalho, Ricardo Macedo e Keyla Sobral.

> Detalhe da obra “Desenho Fotográfico”, de Keyla Sobral

A ideia, elucida Mariano, é abordar as possibilidades de diálogo entre a fotografia e as mais diversas linguagens artísticas, como o objeto, a instalação, o cinema, o vídeo, a pintura, a performance ou o desenho, o que traduz “a presença inquieta da fotografia no mundo”.

“A fotografia como pensamento está em constante mudança na história da arte, na filosofia, na comunicação, na cultura. E o nosso papel é manter este movimento, esta dinâmica da reflexão sobre essa presença. São mutações de diversas naturezas”, observa.

Sob este aspecto, Mariano, que assina a curadoria geral do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, irá abordar as relações distintas com a fotografia propostas por cada um dos artistas escolhidos. Como, por exemplo, a atmosfera de cinema que marca o trabalho “Luzes Inimigas”, do pernambucano Leonardo Sette, premiado na categoria Diário Contemporâneo.

> Imagem da série “Deixe-me falar sobre meu pai”, de Ricardo Macedo

“O Leonardo estrutura seu trabalho como se fossem peças de um filme em construção: legendas que parecem elementos de um roteiro, imagens que poderiam sair de um storyboard”, diz Mariano. “De repente, a sequência de fotografias em preto e branco, aparentemente tão convencional, vira um labirinto ficcional pelo arranjo narrativo que ele propõe na parede da galeria”, observa.

Também ganha destaque o flerte entre desenho e fotografia presente na obra “Desenho Fotográfico”, de Keyla Sobral, em que ela conjuga texto e traços sutis em nanquim para construir uma narrativa sobre perda, memória e efemeridade – repleta de referências à arte fotográfica.

Já em “Reflexões II”, selecionado na primeira edição do prêmio Diário Contemporâneo, o pernambucano Mateus Sá busca um diálogo envolvendo questões relacionadas à existência, ao meio ambiente, ao individual e ao coletivo, lançando mão de uma narrativa híbrida.

“Poderíamos dizer que é uma video-performance que se realiza também numa instalação fotográfica. Nesta mistura de linguagens, Mateus consegue uma coesão forte. E neste sentido, aciona especialmente dois dos elementos que vou usar como norteadores das análises, como ‘deslocamento’ e ‘ação’”, explica o curador.

SERVIÇO

Hoje, às 19h, palestra “Mutações do Fotográfico”, com o fotógrafo, professor e curador Mariano Klautau Filho, no IAP – Instituto de Artes do Pará (pça. Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 3224-0871.

(Texto: Assessoria de Comunicação)

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