Beto Skeff apresenta os campos de concentração do Ceará

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Nos anos de 1915 e 1932, duas secas extremas assolaram o sertão cearense provocando migrações em massa do interior em direção à abastada Fortaleza na busca pela sobrevivência. Temendo que grande contingente de famílias “invadisse” a Capital, o governo criou espaços chamados Currais do Governo, que se assemelhavam aos campos de concentração – no entanto, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial. Beto Skeff em “Currais das Almas”, conta que lá amontoavam-se os cidadãos que as autoridades denominavam de “flagelados”. Prometendo-lhes trabalho e comida, os sertanejos eram conduzidos para os miseráveis Currais à espera do tempo melhor. Estima-se que 73.000 pessoas foram confinadas sob condições extremamente precárias, o que resultou em muitas de mortes.

O artista foi selecionado para a mostra Vastas Emoções e Pensamento Imperfeitos.

Currais das Almas, de Beto Skeff, artista selecionado

Confira o seu depoimento:

Eu nasci no sertão do Ceará, numa cidadezinha muito próxima da cidade onde ficavam dois campos de concentração. Durante a minha vida toda, não ouvi relatos, não tive nenhum professor de história que nos levasse lá ou trouxesse esse tema para a gente durante os 17 anos que eu morei lá. É sério isso de apagar a história.

Aí quando foi em 2017, o Fernando Jorge, que também foi selecionado nesse ano e que tem uma pesquisa muito forte sobre a questão do apagamento, me levou para conhecer o campo de concentração de Senador Pompeu. Esse é o único campo que tem uma edificação, ela foi construída antes da chegada dessas pessoas por uma companhia inglesa sem nada a ver o assunto. Aí essa estrutura foi reaproveitada.

Hoje em dia já existe um resgate dessa história e, de uns anos para cá, essa história começou a ser recontada mais por iniciativas particulares do que por iniciativas governamentais e institucionais.

Tudo isso tem uma relação, por incrível que pareça, com o que a gente está vivendo agora. As questões do isolamento, da ‘história oficial’ e da existência de uma força governamental que esquece as pessoas estão presentes até hoje.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará com apoio institucional do Museu do Estado do Pará, do Sistema Integrado de Museus, SECULT e do Museu da UFPA; colaboração da Sol Informática, patrocínio da ALUBAR e patrocínio master da VALE.