Encontro com Jussara Derenji abriu a programação “Poéticas, fotografia e museus”

Share This:

Por: Debb Cabral

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia promoveu no período de 07 a 12 de junho encontros e debates intensos sobre “Poéticas, fotografia e museus”, no Museu da UFPA e no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas.  A abertura ficou por conta de Jussara Derenji, diretora do MUFPA, que realizou a fala “Velho ou antigo?” na qual debateu a questão da preservação e da destinação do patrimônio histórico.

Foto: Irene Almeida
Foto: Irene Almeida

“O tempo passa a ser um valor incorporado àquele objeto que nós queremos preservar”, ressaltou ela ao observar que o passado tem um peso que só recentemente passou a ser reconhecido e, consequentemente, preservado.

A escolha do que deve ser deixado para o futuro é uma escolha feita no presente e com base no momento cultural vivido. Jussara contou a história do Museu da UFPA e do prédio onde ele funciona, o qual foi comprado pela universidade em pleno período de ditadura militar e a sua estética se opunha ao ideal de novo da época. “Em Belém nós não temos muitos prédios de períodos anteriores preservados”, observou.

O valor dos museus não está somente nas exposições que por eles passam, mas no lugar que as acolhe. Herança cultural e pertencimento foram fontes de ligação com as questões do esquecimento e da perda que o público participante abordou, interagindo a partir de suas experiências e relações com a cidade.

A cultura de um período impõe como a sociedade que nele vive irá lidar com o patrimônio. As mudanças também marcam a passagem do tempo e das formas como nos relacionamos com aquele patrimônio. “No momento em que constituímos um acervo, uma coleção de arte contemporânea, nós definimos a nossa postura e marcamos qual será a nossa herança”, destacou a arquiteta falando da Coleção Diário Contemporâneo de Fotografia sob a guarda do MUFPA e das Onze Janelas.

Jussara encerrou falando da necessidade de se educar para a cultura e investir na formação das crianças, ação que será fundamental para a preservação do patrimônio histórico no futuro.

O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio da Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *