“Diálogos DCF” discute obras que retratam a relação entre homem e natureza

Share This:

Obra “Reflexões 2”, de Mateus Sá.

Obras de arte que trazem a relação homem, natureza e paisagem estarão em discussão hoje (6), na décima rodada do “Diálogos DFC”, com os artistas Mateus Sá (PE), Rodrigo José (PA) e Ubiratan Suruí (MS/RO), que integram as mostras do Diário Contemporâneo de Fotografia 2021 – agora acessível de forma virtual. O bate-papo será às 20h, pelo youtube do projeto com mediação de Alexandre Sequeira, curador convidado desta edição, e Ceci Bandeira, do comitê científico do prêmio.

A partir da foto performance, a obra “Reflexões II” de Mateus Sá reúne elementos urbanos com uma pitada de humor e crítica. Utilizando galhos nas mãos, Mateus posa em cima de troncos de árvores urbanas decepadas, de modo que ao equilibrar-se neles, o artista passa a ser parte da natureza. Com irreverência e leveza, ele constrói uma denúncia à devastação das árvores que compõem a paisagem das cidades. “Seu movimento de corpo no meio da cidade o transforma numa árvore ambulante à procura de raiz. O sentimento de dor mencionado pelo artista injeta no trabalho um compartilhamento audaz com o meio ambiente e uma autenticidade na ação quando tensiona as linhas de força entre a fotografia e a performance”, destaca a curadoria.

“Amazônia”, de Rodrigo José Correia: Prêmio Diário do Pará. Artista premiado na X edição do Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia.

Retratos da natureza urbana também compõem o trabalho do paraense Rodrigo José. A série “Amazônia” é um recorte do livro do artista lançado em 2018, no qual apresenta uma Amazônia preta e branca, repleta de quietude e beleza. As imagens remetem à fotografia norte-americana dos anos 1950 e trazem aspecto granulado, como em uma pintura. “A atmosfera, enganosamente romântica, é atravessada por cercas de arame, chaminés, marcas de abandono. As paisagens e os mapas dentro das imagens colocam o trabalho em outra perspectiva na qual alternam-se críticas à Amazônia idealizada e certa reverência à tradição documental que a idealiza”, explica o curador geral Mariano Klautau Filho.

Do retrato da natureza urbana à imagem daqueles que são os grandes defensores da floresta. Em “Gente de Verdade”, o fotógrafo indígena Ubiratan Suruí (MS/RR) documenta e denuncia os desafios enfrentados pelo povo Paiter Suruí, que vive na aldeia Lapetanha, dentro da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia. O trabalho de Ubiratan compõe a mostra “Desejos pessoais, pulsões coletivas – Quando as imagens tomam posição”. O curador da mostra, Alexandre Sequeira, destaca o compromisso do artista em retratar a luta contra os avanços da fronteira do agronegócio sobre o território: “Sua atuação profissional inspira outros a, assim como ele, lançar mão da fotografia como instrumento de mobilização e conscientização da causa indígena”, ressalta. 

Território Indígena Sete de Setembro (Paiterey Karah) Paiter Suruí – Gente de Verdade, 2011/2021 – UBIRATAN SURUÍ, RO – Artista Convidado do DCF [Diário Contemporâneo de Fotografia 2021]
O Diálogos DCF
O projeto foi criado para ser um espaço de troca e reflexões a respeito das artes apresentadas na edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia. A partir de perguntas iniciais, os artistas podem falar mais sobre suas obras, processo criativo e motivações. Em meio virtual e com interação do público, o projeto segue até o dia 20 de dezembro. A programação é organizada pelo comitê científico formado por Sávio Stoco, Ceci Bandeira e Heldilene Reale.

O Diário Contemporâneo de Fotografia
A edição 2021 apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. As obras que ficaram expostas nas mostras “Pulsões” e “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição” continuarão disponíveis para o público em mostra virtual.

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

Serviço:

Diálogos DCF #10
6/12 (segunda-feira), às 20h
Com Mateus Sá (PE), Rodrigo José (PA) e Ubiratan Suruí (MS/RO)
Mediadores: Alexandre Sequeira e Ceci Bandeira
Canal do YouTube: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia