As ficções de Jorane Castro em exposição no MUFPA

Share This:

Por: Debb Cabral

Na sequência da programação de aberturas de exposições do 6º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, o Museu da UFPA recebe, na quarta-feira (23), às 19h, a mostra “Diante das cidades, sob o signo do tempo”, de Jorane Castro, artista convidada desta edição. A entrada é franca e a visitação seguirá até o dia 28 de junho.

Ter uma cineasta como artista convidada deste ano reforça o objetivo do Diário Contemporâneo em aumentar o diálogo da fotografia com as outras linguagens e ultrapassar as fronteiras entre elas, tendo como resultado uma produção artística mais hibrida.

Foto que Jorane Castro realizou com o Instagram

Jorane Castro é diretora, roteirista, produtora e professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA. Mestre em Ethnometodologia pela Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot, U.P. VII, França, com ênfase em Sociologia aplicada ao Cinema, ela coordena a Cabocla Produções e desenvolve pesquisas na área da linguagem audiovisual, privilegiando a Amazônia.

“Diante das cidades, sob o signo do tempo” é o título de um projeto dos anos 80 da artista com Mariano Klautau Filho, curador do Diário Contemporâneo. Depois de tantos anos ele vem ser utilizado pois diz muito do material que será apresentado na mostra. “Nos anos 80 a gente fazia parte de uma mesma geração e ela já tinha um trabalho que fugia muito do ‘comum’ dos fotógrafos”, contou Mariano.

Jorane tinha, já naquela época, uma fotografia urbana e muito sombria. Quando fotografava pessoas, as transformava em personagens das suas sequencias fotográficas. Mesmo fotografando em preto e branco, clássico da fotografia documental, a artista já era muito mais subjetiva do que factual. Ela, ainda, fotografava trechos de filmes, numa relação de apropriação com o cinema. “Eu acompanhei de perto essa produção porque nós trabalhamos e fotografamos muito juntos. Foi uma época em que tínhamos projetos em comum, mas ela já tinha uma coisa mais noir, com um clima de mistério. Já era uma visão cinematográfica”, lembrou Mariano.

Foto que Jorane Castro realizou com o Instagram

O curador se debruçou sobre o acervo da artista e pôde rever muitos trabalhos que já conhecia e encontrar outros tantos inéditos. Em “Diante das cidades, sob o signo do tempo” será visto um apanhado do trabalho de Jorane. Séries, conjuntos, pequenas sequencias. A fotografia nunca estará solitária nessa exposição que vai exibir o que ela fotografava “de fato” na vida, com o que se apropriava dos filmes. As ficções da artista se misturam.

Serão vistas também as fotografias do Instagram de Jorane, recurso que ela utiliza muito. “Essas fotografias mais recentes dela são realizadas pensando nos filmes, como ‘anotações visuais’ do cotidiano. É um lado mais colorido e contemporâneo dela, mas que se aproxima muito daqueles trabalhos dos anos 80”, finalizou Mariano.

Essa mostra, tão diversa, também contará trabalhos em que Jorane fotografou sequencias inteiras, como se fosse micronarrativas, esses trabalhos ganharam um movimento muito interessante no suporte do vídeo.

Criado em 2010, o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é um projeto nacional que incentiva a cultura, a arte e a linguagem fotográfica em toda a sua diversidade.

SERVIÇO: As ficções de Jorane Castro em exposição no MUFPA. Abertura: 23 de abril de 2015. Horário: 19h. Local: Museu da UFPA (Av. Governador José Malcher (esquina com Generalíssimo Deodoro). Entrada franca. Visitação até 28 de junho de 2015. O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará, com patrocínio do Shopping Pátio Belém e Vale, apoio institucional da Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA, Sol Informática e Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). Informações: Rua Aristides Lobo, 1055 (entre Tv. Benjamin Constant e Tv. Rui Barbosa) – Reduto. Contatos: (91) 3355-0002; 98367-2468; contato@diariocontemporaneo.compremiodiario@gmail.com ehttp://www.diariocontemporaneo.com.br.

Um comentário em “As ficções de Jorane Castro em exposição no MUFPA

  1. Oi Thamyres,
    Olha os horários:

    23/04 a 28/06
    Tempo Movimento – Mostra dos artistas premiados, selecionados e participações especiais
    Local: Espaço Cultural Casa das 11 Janelas
    Horário: de terça a sexta, das 10 às 18h.
    Sábado, domingo e feriados: 09 às 13h

    24/04 a 28/06
    Diante das cidades, sob o signo do tempo – Mostra de Jorane Castro, artista convidada
    Local: Museu da UFPA
    Horário: de terça a sexta, das 09 às 17h
    Sábado e domingo: 10 às 14h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *