A documentação e a arte em debate no “Diálogos DCF”

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A obra Cena, de Paulo D’Alessandro

A programação do “Diálogos DCF” continua nesta quarta-feira (17), às 20h, no canal do YouTube. O projeto que traz discussões sobre as obras apresentadas nas duas mostras da edição 2021 do Diário Contemporâneo de Fotografia, reúne desta vez os artistas Paulo D’Alessandro (SP), Julia Milward (DF) e  Marcílio Costa (PA). As obras refletem sobre o limiar entre realidade e ficção a partir da interferência do olhar do artista na documentação da realidade, com mediação de Ceci Bandeira e Savio Stoco, do comitê científico do projeto.

O artista Paulo D’Alessandro (SP) apresenta três obras nesta edição da mostra, “A bigger splash”, “Close Up” e “Cena”. Os trabalhos partem de um grande acervo resultante do trabalho de Paulo como documentarista de eventos sociais e culturais na cidade de São Paulo. Nas obras, ficção e realidade se misturam, ao inserir uma poética cinematográfica em cenas documentais. Ao captar os gestos expansivos das festas e encontros, o artista se torna um diretor de cena, um organizador dos personagens dentro do quadro, imprimindo caráter de teatralidade às performances corporais documentadas.

O  retrato de mulheres em colunas sociais dos anos 1950 e 1960 é o pano de fundo do trabalho de Julia Milward (DF). A obra “Renomes” traz interferências às imagens documentadas pela elite do período, nas quais as mulheres eram identificadas pelo sobrenome dos maridos. Milward se apropria dessas imagens, aumenta suas dimensões e interfere na materialidade do suporte do papel escondendo os rostos dessas mulheres. “Ao apoderar-se de documentos naturalizados pela elite, a arte os transforma plasticamente em um contra-discurso cujo alcance político é revelador da tradição das classes dominantes brasileiras”, reflete a artista.

A obra “Renomes”, de Julia Milward

“Empalamento” é o título da obra do paraense Marcílio Costa. O artista registra frontal e simetricamente a fachada de pequenas casas como uma espécie de catalogação de moradias modestas da classe média, revelando a dominação da especulação imobiliária nesta paisagem. “O artista consegue alinhar o ponto de vista e flagrar a violência com que os edifícios estreitos e altos surgem na horizontalidade das casas, rasgando-as por dentro, na experiência do ângulo e da composição”, destaca Mariano Klautau Filho, curador e coordenador geral do DCF. 

Empalamento
MARCÍLIO COSTA, PA.
Coleção DCF (Diário Contemporâneo de Fotografia) – Acervo Casa das Onze Janelas, Aquisição, 2015.

 

Diário Contemporâneo de Fotografia 2021
A edição deste ano apresenta mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro, com obras que dialogam sobre temas sociais e de luta por direitos. A mostra “Pulsões”, no Museu da UFPA continua aberta para visitação no Museu da UFPA.

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

 

Serviço

Diálogos DCF
17/11 (quarta-feira)
Diálogos DCF #5
Paulo D’Alessandro (SP), Julia Milward (DF) e Marcílio Costa (PA)
Mediadores: Ceci Bandeira e Savio Stoco

 

Mostra Pulsões

Curadoria de Mariano Klautau Filho
Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA) – Av. Gov. José Malcher, 1192 – Nazaré (entrada pela Av. Generalíssimo Deodoro)
Visitação até 28/11/2021
de terça à sexta-feira, das 9h às 17h – finais de semana e feriados, das 9h às 13h
Entrada gratuita