A arte em vídeo em questão: confira no “Diálogos DCF”

Share This:

“Lamber a cidade”, de Melissa Barbery

A arte como ferramenta política e força motriz para enfrentar tempos difíceis. É desse pressuposto que partem as obras que estarão em debate no Diálogos DFC desta segunda-feira (13), às 20h, no canal do YouTube do Diário Contemporâneo de Fotografia. Os artistas Melissa Barbery (PA), Paulo Mendel (RJ/SP), Vi Grunvald (SP/RS) e Tom Lisboa (PR) dialogam sobre seus trabalhos com mediação de Mariano Klautau Filho, coordenador e curador da iniciativa, e de Heldilene Reale, membro do comitê científico.

“Lamber a cidade”. É essa a proposta da arte da paraense Melissa Barbery. De dentro de um veículo em movimento, a artista projeta uma vídeo-ação, de mais de cinco minutos, pelas paredes de Belém. Na arte, trechos do Manifesto Curau do escritor paraense Vicente Cecim. “O resultado é um vertiginoso ensaio literário urbano em que a melancolia recobra as forças e se reveste de esperança”, define o curador Mariano Klautau Filho.

Também é em vídeo a arte de Paulo Mendel (RJ/SP) e Vi Grunvald (PA/RS). Os artistas constroem juntos o Projeto Família Stronger, um trabalho de investigação documental de narrativa transmídia sobre o coletivo Stronger. Durante dois anos, eles filmaram o cotidiano do grupo na periferia de São Paulo. Como outras famílias LGBTs, o coletivo constrói formas de parentesco alternativas, para além das relações de sangue. 

Still dos artistas Paulo Mendel e Vi Grunvald – artistas convidados da 12ª edição do DCF [Diário Contemporâneo de Fotografia 2021].
“No lugar do sangue como símbolo que estrutura as relações, esses grupos formam comunidades imaginadas e coalizões que são, ao mesmo tempo, afetivas e políticas”, destacam os artistas. Um recorte desse trabalho é visto na obra “Domingo”, na qual duas telas com imagens diferentes são cruzadas e relacionadas entre si. De um lado, um almoço em família do Stronger e, do outro, imagens insurgentes de manifestação de rua que marcou o cenário político contemporâneo no Brasil, na semana da deposição da presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Obra “Palimpsestos”, de Tom Lisboa, PR, 2013. Vídeo 2’42”
Coleção DCF (Diário Contemporâneo de Fotografia) – Acervo Casa das 11 Janelas

As manifestações de rua também estão presentes na obra de Tom Lisboa (PR), na obra “Palimpsestos”, uma experiência em camadas a partir da seguinte pergunta: é a imagem que recria o texto ou é o texto que redefine a imagem? O artista toma como objeto duas páginas de jornal superpostas: uma com a matéria intitulada “Protestos em série” e a outra  com fotografia da manifestação de rua, ambas referentes aos protestos de junho de 2013. O vídeo capta a ação do artista em pincelar com água a página de texto. Na medida em que o texto se encharca, surge por trás a imagem fotográfica na transparência do papel molhado. 

“Lisboa realiza uma série de contrapontos entre verbo e imagem, entre fotografia e fato, entre movimento e fixidez, ressaltando não somente as implicações de um exercício intersemiótico, como também as contingências que envolvem o controle sobre a imagem e o discurso das notícias”, destaca a curadoria.

O Diário Contemporâneo de Fotografia

A edição 2021 é composta por duas mostras: “Pulsões” e “Desejos pessoais, pulsões coletivas: quando as imagens tomam posição”, que reúnem mais de 50 artistas, entre integrantes da Coleção DCF, instituída em 2016, e convidados do país inteiro. As mostras estiveram em cartaz no Museu da Casa das Onze Janelas e no Museu da UFPA e continuam disponíveis em formato virtual. Acesse em www.diariocontemporaneo.com.br 

O DCF é uma realização do jornal Diário do Pará e RBA com patrocínio da Alubar, Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Sebrae-PA, apoio institucional do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), e colaboração da Sol Informática.

 

Serviço
Diálogos DCF #12
13/12 – segunda-feira, às 20h
Com Melissa Barbery (PA), Paulo Mendel (RJ/SP) & Vi Grunvald (SP/RS)  e Tom Lisboa (PR)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Heldilene Reale
Canal do YouTube: Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia

Programe-se 

Diálogos DCF #13
15/12 (quarta-feira)
Diego Bresani (DF), Péricles Mendes (BA) e Ana Mokarzel (PA)
Mediadores: Mariano Klautau Filho e Savio Stoco